Criança no Divã

09-09-2010 22:19

 Criança no Divã 

Assim como o acompanhamento pediátrico deveria ser feito também o acompanhamento psicológico da criança durante seu desenvolvimento, pois além de identificar precocemente aspectos emocionais da criança, é possível fazer um trabalho de prevenção e orientação aos pais, o que ajudaria muito na educação e criação de seus filhos.

Geralmente as crianças chegam ao consultório psicológico por indicação da escola, pois é um dos primeiros lugares onde a criança começa a apresentar problemas tanto de aprendizagem como de comportamento. Muitas crianças apresentam algumas doenças durante longos períodos, como as respiratórias, por exemplo. As mães ficam sem saber o que fazer e até se conformam com a doença do filho.

O que acontece é que quando a criança não consegue externalizar suas emoções, elas aparecem em forma de sintomas que podem ser inúmeros como desde o mais simples comportamento de roer unhas ou fazer xixi na cama, até comportamentos agressivos e doenças mais graves que começam a interferir na vida social da criança e da família.

Assim como, ao menor sinal de febre, já procuramos o pediatra, deveria ser também com o desenvolvimento emocional da criança. Muitos problemas nas famílias poderiam ser evitados com uma orientação psicológica aos pais.

A psicoterapia infantil possibilita, ao longo das sessões de ludoterapia, que a criança expresse suas emoções e que, através das brincadeiras e desenhos, possa tomar consciência de seus conflitos, angústias e fantasias, fortificando seu ego e dando-lhe mais segurança e auto-estima, melhorando seu desempenho na escola e seu relacionamento com outras pessoas.

Voltar