Psicossomática e a criança

09-09-2010 22:23

 Psicossomática e a criança 

O termo psicossomático deriva dos termos psique (=mente) e soma (=corpo) e expressa a unidade corpo-

mente. Os sintomas dessas doenças são a expressão física de uma dor emocional. As doenças psicossomáticas, inclusive na infância, são caracterizadas por uma desorganização somática, isto é, uma desordem física causada por fatores psicológicos.

A instalação das doenças psicossomáticas nos bebês e nas crianças coincide com as fases de desenvolvimento biológico e psicológico, prejudicando dessa forma seu estado físico e psíquico. As questões psicológicas da dinâmica familiar durante o desenvolvimento infantil contribuem de forma decisiva na formação dos sintomas dessas doenças. No meio em que a criança está inserida (pais, avós, babá, escola, etc) existem agentes causadores de tensões e a criança acaba por desenvolver doenças psicossomáticas, pois a infância é o período em que os fatores estressantes agem mais intensamente sob a criança e esta, por sua vez, ainda não tem recursos psicológicos suficientes para lidar com eles.

O bebê ou a criança, sendo incapaz de resolver seus conflitos internos, tende a apresentar descargas nervosas através do sistema nervoso. Algumas doenças psicossomáticas infantis são: asma, bronquite, problemas de pele, alergias, dores de cabeça, distúrbios de visão e digestivos, etc.

É importante lembrar que, apesar da enfermidade ser emocional, o paciente precisará de tratamento médico, acompanhado de psicoterapia para tratar a causa da doença e não o sintoma.

Voltar